Diagnóstico ambiental do IPS

No âmbito do nosso projeto elaborou-se um questionário online, dirigido a toda a comunidade educativa, que visava a consecução dos seguintes objetivos específicos:

  1. identificar problemas ambientais nas instalações do IPS;
  2. proceder a um levantamento dos comportamentos ambientais dos inquiridos;
  3. identificar possíveis soluções para os problemas ambientais mencionados.

A maioria dos inquiridos atribui elevada importância às questões ambientais. Relativamente aos modos de resolução dos problemas ambientais, os inquiridos destacam primeiro as medidas tecnológicas (investimento em energias renováveis, etc.), seguindo-se as medidas educativas (campanhas de sensibilização, conceção de projetos, dinamização de projetos, etc.) e, por último, a aplicação de coimas. A generalidade dos inquiridos revelou fazer a separação de resíduos com frequência, mas não nas instalações do IPS, referindo como causas a quase ausência de ecopontos no interior dos edifícios e o facto de os poucos existentes serem tratados como recipientes de resíduos indiferenciados, por não serem encaminhados para o destino apropriado. Quanto ao problema dos resíduos provocados pelos fumadores, 77% destes inquiridos responderam colocar os cigarros apagados nos recipientes apropriados. Os restantes apontam como razão principal para a não colocação destes resíduos nos recipientes adequados o número insuficiente destes nas instalações do IPS.

Estes resultados indiciam que a instalação de um sistema de recolha seletiva de reciclagem nas instalações do IPS poderia ser bem-recebida. Por outro lado, a elevada percentagem de participantes (82%) que consideram que toda a comunidade educativa deve contribuir para um ambiente saudável, vem sustentar e apoiar estas ideias. Estes dados remetem para duas possíveis intervenções no âmbito do projeto IPSantarem.verde: apoio à implementação/colocação de ecopontos e sensibilização da comunidade educativa para a sua devida utilização. Quando solicitados a indicar sugestões para a melhoria ambiental do IPS, as mais representativas foram:

  • colocação de ecopontos no interior dos edifícios (nomeadamente para reciclagem de papel);
  • aumento do número de recipientes para colocação de resíduos indiferenciados e de cigarros apagados;
  • desenvolvimento de campanhas de sensibilização (através de workshops, seminários, colocação de cartazes e sinalética, etc.) para promover a mudança de comportamentos (separação de resíduos, consumo energético e de água, …)
  • reaproveitamento de desperdícios dos bares e cantinas para famílias carenciadas e para a prática da compostagem.

Em conclusão, a análise deste questionário permitiu identificar problemas ambientais do IPS, dos quais se destaca largamente a quase inexistente separação de resíduos. As respostas obtidas constituem um contributo precioso para a conceção, no âmbito do projeto, de estratégias de intervenção com a finalidade de fomentar uma maior consciencialização de toda a comunidade educativa para os problemas ambientais atuais e a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s